terça-feira, 18 de maio de 2010

Quanto mais Liberdade de Mercado, maior o Respeito pelos Direitos Humanos

O mercado livre, afirma-se, é inimigo dos direitos humanos. A verdade é que quanto mais fechado é o mercado, maior a violação dos direitos humanos. Isto pode ser provado pela teoria e pela prática.

Em teoria, se o mercado for livre e houver mais fluidez de capitais e movimento, existe mais liberdade; onde há mais liberdade, há menos espaço para violação de direitos. Se houvesse mais liberdade económica (consequentemente, de movimento), seria mais fácil os indivíduos fugirem a regimes que impõem regras. Isto é, a capacidade destes regimes para violar os direitos dos indivíduos é diminúida.

Repare-se, no entanto, que subjaz a esta teoria, duas concepções de intervenção estatal: uma que diz respeito a um estado forte no sentido de fazer cumprir a lei e outra que se refere a um estado forte no sentido de intervir em várias áreas da vida privada. Esta segunda categoria é aquela que controla o mercado.

Na prática, isto é evidente pelos países em que os mercados são controlados pelo estado e pelos que são controlados pelas leis do mercado. Países como a Coreia do Norte, a China ou alguns países africanos onde o estado tem mais poder é exactamente onde existe maior violação dos direitos humanos.

2 comentários:

  1. O meu comentário a seguir não se refere em nada ao conteúdo do post, mas apenas à forma.

    "Isto pode ser provado" - Dizeres isto num post de 4 parágrafos is 'setting yourself up for failure'. E como se vê a seguir, não provaste nada lol, só fizeste 'statements'.

    "se o mercado for livre (...), existe mais liberdade", aqui pode-se ir pelo caminho de 'então e definir liberdade?' ou 'permissibilidade de se investir dinheiro onde lhe apeteça não implica maior mobilidade social para os cidadãos; Os EUA são um dos países mais liberais em termos de mercado e são o país com menor mobilidade social (gapminder.org)'.

    "Na prática", bem, e os países socialistas do norte da europa, também existe maior violação dos direitos humanos (e já agora a comparar com quem)

    ResponderEliminar
  2. As provas fazem-se de afirmações que referem a factos ou a argumentos lógicos; perguntas é que não provam nada e apenas levantam suspeitas.

    A questão da definição do termo liberdade é mínimo e pode ser definido como ter mais variedade de escolhas disponíveis.

    Os países do Norte da Europa não são socialistas. São aliás dos países com mais liberdade de mercado; no entanto, eles têm uma forte componente social que diz respeito aos serviços públicos - o que um liberal clássico não é contra; não é contra porque em termos de certas instituições a mão invisível (tal como Adam Smith argumentou) não funciona. É nesses casos que serviços públicos são necessários e justificáveis.

    ResponderEliminar