quarta-feira, 19 de maio de 2010

Monarquia ou República?

Existe algum debate sobre qual dos regimes é melhor - monarquia ou república. Eu penso que é indiferente, se o regime não for presidencial. É indiferente porque seja um Presidente ou um Rei as decisões têm de respeitar a constituição ou a lei. Isto é, ambos têm de se seguir pelas regras do jogo e não podem sair fora delas. Além disso, em termos de funcionalidade, não se pode afirmar que as monarquias funcionem pior que as repúblicas. Há, aliás, países para todos os gostos - Dinamarca, Reino Unido, Espanha, Noruega.

Pode haver o argumento de que há um significado simbólico contra a opressão ao aceitarmos a República e não a Monarquia. No entanto, países como a Espanha, devido a contextos históricos, onde o Rei é visto como o oposto de um regime opressivo este argumento não funciona.

2 comentários:

  1. "Existe algum debate sobre qual dos regimes é melhor - monarquia ou república. Eu penso que é indiferente (...)"

    você deixar-se-ia operar por um cirurgião só porque o pai dele era cirurgião também? não me parece.

    se em termos de competência "ser filho de" não significa nada (nem para melhor nem para pior), não percebo por que razão em política há-de ser diferente.

    ResponderEliminar
  2. talvez porque na politica esse cirurgião é treinado e ensinado para ser cirurgião desde que nasceu. Preferia ser operado por um cirurgião que nasceu para ser cirurgião ou operado por um cirurgião que escolhido por pessoas que aceitam o medíocre?

    ResponderEliminar