quarta-feira, 30 de junho de 2010

A Religião na Filosofia de Wittgenstein - Parte 2: Investigações Filosóficas (1953)


Este tema foi dividido em três partes.
Na primeira, será exposta a Filosofia da Religião, no Wittgenstein do Tractatus. Num segundo post, será exposta a Filosofia da Religião, no Wittgenstein das Investigações Filosóficas. Seguir-se à na terceira parte, uma leve abordagem do impacto de Wittgenstein para a Filosofia da Religião.


Aparente paradoxo: apesar de quase nunca fazer referência (directa) ao religioso e de o remeter a um jogo de linguagem, a partir da segunda filosofia de Wittgenstein surge uma rica e variada filosofia da religião.
Diferenças entre as duas fases do pensamento wittgensteiniano

Wittgenstein I Wittgenstein II
Religioso situa-se no absoluto, no valioso Religioso constitui uma das muitas manifestações da vida humana (é relativo e parcial)
Deus não se pronuncia A palavra Deus tem sentido dentro do jogo de linguagem da religião
Mutação dos conceitos chave – da Teoria Pictórica (com factos e proposições) para os Jogos de Linguagem (formas de vida, gramática profunda, regras de uso).

1) Jogos de Linguagem (Sprachespielen) – o sentido das palavras e das proposições já não depende do facto objectivo a que se refere, mas ao contexto em que a proposição é proferida [passagem do atomismo para o holismo/ coerentismo]; o jogo de linguagem é autónomo [não há uma disciplina catedrática que avalia que regras podem ser adoptadas]; as regras são internas a cada jogo de linguagem; cada jogo de linguagem só pode ser criticado a partir de dentro [das suas próprias regras internas]; dar significado é a função das regras do jogo de linguagem; alcança-se o conhecimento das regras, não mediante um intelectualismo estrito, mas a partir da prática.
Nota: o Tratactus só analisou um jogo de linguagem possível: o da ciência.
Consequência: já se pode dizer “Deus” (não existem limites da linguagem, apenas jogos distintos que revelam diferentes (e possíveis) formas de vida).
O jogo de linguagem do religioso não se deduz a partir de outro jogo de linguagem [é autónomo]. “Deus”, ao contrário de “átomo”, não pertence à linguagem da ciência mas tem sentido dentro do contexto da linguagem própria do sagrado. Por isso, apesar de exigirmos a verificação empírica de átomo, não podemos fazer a mesma exigência em relação a Deus [situa-se num jogo com regras de uso distintas daquelas que são utilizadas na linguagem científica].

A ciência não pode avaliar a existência de Deus, nem pode julgar as crenças religiosas. Só podemos criticar uma religião se a conhecermos desde dentro, a partir das suas regras internas, cujo conhecimento se obtém pela sua prática [vivência].

2) A crítica aos jogos de linguagem

Argumento contra o uso da filosofia dos jogos de linguagem: as religiões dizem conhecer algo que é válido fora do seu jogo de linguagem, consideram que o seu credo constitui uma Verdade universal e absoluta, não limitada a usos particulares realizados em situações concretas.
Resposta: (i) a abordagem de Wittgenstein quadra bem com o fideísmo luterano (não define Deus, mas remete-se para uma vivência pessoal); (ii) através dos jogos de linguagem não se descreve a religião, apenas se dá uma nova interpretação da mesma.

Wittgenstein II não é relativista? (i) é relativista no sentido de afirmar que algo é válido no Jogo de Linguagem A e falso noutro jogo de linguagem distinto; (ii) contudo, há um critério não relativo que estabelece a não verdade em questão.
Resposta: se alguém professa um credo professa-o absolutamente, ou seja, quem o profere aplica-o inteiramente à sua vida, ao seu agir [o homem religioso expressa-se absolutamente, não por entrar em contacto com o absoluto, mas por expressar o credo absolutamente; em Wittgenstein II, o valioso aparece no sentido de valer absolutamente].
Dois problemas desta interpretação: (i) como pode uma crença ser absoluta sem ser empírica?; (ii) como se relaciona um jogo de linguagem absoluto com outros jogos relativos?
(1) Wittgenstein refere-se a atitudes (formas de vida): sujeitos com crenças diferentes não se entendem, não se faz comunicação.
(2) A religião é um jogo de linguagem que se joga absolutamente, o que significa: (i) só alguns o jogam absolutamente; (ii) ou que todos os homens podem jogá-lo absolutamente.


3) As consequências da crítica

As crenças religiosas não se fundamentam como as hipóteses empíricas; o jogo de linguagem do religioso é claramente distinto dos restantes jogos de linguagem [proximidade de Karl Barth].
Questão do não-crente: o não-crente entende o significado da palavra Deus que o crente expressa; não entende as razoes que o levam a atribuir tal significado a essa palavra e, sobretudo, não compreender como o crente chega a ordenar toda a sua vida em função daquele significado [e de outros significados do mesmo jogo de linguagem]; o que o ateu não compreende é o impacto da religião na vida do crente [o significado que provém da vida do crente] – “o modo segundo o qual usas a palavra «Deus» não nos mostra a quem te referes mas o significado que dás”, diz Wittgenstein.

Particularidade do jogo de linguagem do religioso: tem regras mais complicadas, porque trata temas relacionados com toda a Vida, e não com um aspecto da Vida [visão do mundo como um todo, e não uma situação/ um facto do mundo]; na religião expressa-se o sentido total da existência » a religião é uma atitude que cristaliza um modo de ver o mundo [uma forma de vida global e englobante]: “a vida pode educar alguém a crer em Deus. E são também experiências as que conseguem tais coisas… sofrer de várias formas. Estas não nos mostram a Deus no sentido em que nos mostram um objecto, uma impressão sensorial”. A crença do crente é anterior à razão, não provem nem se destrói por deduções lógicas (exemplo de Dummet) – a vivência religiosa é meta-racional.
Defesa e interpretação nova do argumento anselmiano: “a essência de Deus se supõe que garanta a sua existência: o que isto quer dizer realmente é que o que aqui está em questão é a existência de algo” – a existência é indiscutível (esta é a primeira e a mais firme das crenças) – a essência de Deus mostra-se na vivência do crente [a existência do religioso não se discute, porque é condição de possibilidade da vivência pessoal do crente e do seu agir].
Conclusão: como a crença religiosa é distinta de todas as outras por estar construída sobre toda a vida, não pode ser refutada como as demais: para a destruir tem de se mudar toda a vida, toda a acção, do crente; trata-se de uma crença que não se capta no pensamento, mas na acção, na Vida.
Nota: por isso, alguns neowittgensteinianos reduziram a religião à prática.


4) Crenças e não crenças na Religião – Existem crenças religiosas?

A religião é meta-racional – a conversão não é produto do intelecto: o crente não professa uma religião porque alcançou o credo religioso de forma lógico-racional [exemplo do budista]; o convertido passou a ver o mundo a partir do jogo de linguagem da religião em causa (exemplo do budismo) » não são crenças habituais: trata-se de dar um valor simbólico a experiências pessoais » [em Observaciones a “La Rama Dorada” de Frazer (1967), a religião aparece como algo não cognitivo que expressa os anseios mais profundos do ser humano: o mágico-religioso constitui uma reacção expressiva que não brota da reflexão teórica] »
os significados só são válidos, e plenamente compreensíveis, para quem se situa dentro do mesmo jogo de linguagem.
Novidade de Wittgenstein: não há propriamente crenças religiosas; a crença religiosa é elaboração posterior de certas emoções; apenas há a substituição da emoção por uma palavra, que depois nos leva a uma crença [que na realidade constitui apenas uma emoção, e não propriamente uma crença].
Equívocos a evitar: (i) pensar que a religião é crença positiva; (ii) pensar que o mágico-religioso é técnica [como a alquimia do passado, por exemplo]; (iii) o homem religioso cair na teologia.

Fenómeno que ameaça a Religião – considerar que a expressão do sentimento religioso, com uma subjectividade semelhante à da dor, se pode analisar como um facto objectivo.
Conclusão: (i) o fenómeno religioso não tem de se submeter às hipóteses e análises científicas; (ii) o mágico-religioso vale como expressão universal do sentido da vida [o que há de mais importante]; (iii) Wittgenstein apenas mudou a sua maneira de fazer filosofia, não alterou significativamente a sua concepção básica de religião.
Noção wittgensteiniana de Religião – fenómeno humano expressivo e universal; valioso; não se justifica por uma racionalidade estrita [âmbito mata-racional] » [Wittgenstein I: a religião remete-se à esfera do Silêncio; Wiitgenstein II: refere-se a um jogo de linguagem distinto do jogo de linguagem da ciência]; não se justifica, pois é condição de possibilidade de vivência a vida como um todo [uma forma de vida (Lebensform)].

________________________________

Cf., SÁDABA, Javier - Lenguaje religioso y filosofía analítica: del sinsentido a una teoría de la sociedad. Barcelona: Fundación March, 1977.
Cf., SÁDABA, Javier - Filosofía, lógica, religión. Salamanca : Sígueme, 1978.
Cf., SÁDABA, Javier - Lo místico en Wittgenstein. In: Taula - Palma - N.º 29-30 (1998), p. 57-64.

3 comentários:

  1. para min a religião está no centro de tudo nós como ser pensante sabemos que essa história de que o mundo surgil de uma grande explosão é imcompriensível e inacreditável.
    Deus sim é a explicação de tudo como pode um mundo tão perfeito e tão maravilhoso tenha surgido de repente de uma explosão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... pois, está bem. Mas e as partes, mesmo as mais próximas, que não são assim tão perfeitas? E o facto de algo como o conceito de deus só ser compreensível na sua ausência, não é em si mesma uma imperfeição? Será ainda possível colocar a importância e classificar deus em bom? E não poderemos colocar esse conceito no seu oposto, considerando que deus é mau e responsável por tudo que de bom e mau existe? A crença e a fé não fazem a minha praia.

      Eliminar
    2. A Responsabilidade de entender "A Palavra dita(letra)" é tua !!! Não há nenhuma possibilidade de Vc colocar literalmente todo o conhecimento humano seja "Os Problemas e soluções" na tua insignificante consciência , quanto maior seria a tua Impossibilidade de conceber a Definição do Soberano Criador !!! Quanto a responsabilidade de Deus que Vc citou , é Paradoxal o teu argumento , pois "A Verdade de Deus" o homem mudou em "Mentira , Desobediência...!" O que Deus falou ao primeiro homem , Este....não Creu como VERDADE !!! Mas deu ouvidos e Creu na MENTIRA !!!Deus não "Fabrica homens deuses" mas faz isso em JESUS CRISTO ; Depois da "Queda lá no Princípio" , pois Deus criou Tudo NELE.... por ELE.... e PARA ELE !!! Deus que é Santo em Sua essência , não pode aceitar "A Corrupção" ; O Homem que estava diante de Deus , Caiu....!!! e foi lançado fora da presença de Deus !!! Mas como Deus também é AMOR , e a Sua JUSTIÇA é perfeita , Antes de avisar o homem que ele poderia cair....Preparou "A Sua JUSTIÇA" , antes mesmo de Criar este Homem , Gerou em Si mesmo "A Sua Palavra....,O Filho do Seu AMOR , O UNIGÊNITO" para pagar o Preço da queda do Homem(Sua Justiça de Compaixão e Misericórdia) Por Amor da sua Glória , de Si mesmo !!! Ele o Próprio Deus , é quem faz a reconciliação do homem consigo mesmo , é quem paga pela não condenação do homem !!!,(A desobediência à Verdade de Deus , tinha como consequência A MORTE ETERNA) para o teu entendimento , pode parecer NADA...., mas Deus entregou O Único Filho em Sua essência....(Que estava com ele desde O Princípio) para , como um Cordeiro Puro , sem Mácula , SANTO , pudesse pagar o preço da "tua maldição !!!" Nenhum Homem nunca foi e nunca será capaz de pagar um preço tão alto por trair "O Seu Criador !" E A SUA PALAVRA, JESUS CRISTO , PAGA !!! Lembra se do que Vc falou sobre a responsabilidade de Deus ? Disso Vc tem consciência....?! Logo se tem consciência para Culpar Deus , Deve ter também A Responsabilidade de reconhecer que Tu És filho da DESOBEDIÊNCIA(Mentira de Satanás , A Imperfeição) e Aceitar O PAGAMENTO feito em teu lugar por JESUS CRISTO(A Palavra de Deus !) Sabe no que Deus fez de Vc quando CRISTO morreu ??? De Criatura....., Juntamente com JESUS CRISTO, "O Deus que se fez Homem....!" ,Te fez "Filho Também !" Vc pode Imaginar como foi O Processo pra torná-lo igual a ELE , Vc pode entender , leia S.JOÃO 17:21. Agora , assim como Deus te fez Livre pra escolher A MENTIRA , também te fez Livre pra escolher A VERDADE , JESUS CRISTO que pagou pra te trazer da MORTE para a VIDA ETERNA !!! Mas como estás novamente LIVRE , podes escolher o pagamento de JESUS CRISTO , ou se fores ORGULHOSO Vc pode Rejeitar A GRAÇA e querer pagar com a tua VIDA , A Escolha é tua : "A MORTE ETERNA NO LAGO DE FOGO !" Apocalipse 21: 8 . A Filosofia só é capaz de te fazer entender que diante de ti existe um grande abismo , nada mais..... ; Deus te abençoe e te Ilumine !

      Eliminar