terça-feira, 29 de junho de 2010

Apontamentos sobre Poder e Política

As relações de poder sempre existiram em todas as sociedades, são um elemento constitutivo da própria trama social. A política só existe quando esse poder explícito é questionado, quando as insituições e as leis da sociedade são postas em causa e interrogadas quanto à sua justiça. A democracia é por isso o regime político por excelência, ou melhor, a democracia é a possibilidade da política. A democracia (e a actividade política) é o espaço do partilhável e do participável e não o domínio de especialistas. A política é a afirmação sem reticências , tal como dizia Aristóteles, da capacidade de todos para governar e ser governados, é a actividade daqueles que não têm nenhum direito especial para o fazer, seja esse direito adquirido por filiação, pelo saber, ou pela força.

1 comentário:

  1. As relações de poder são ausentes no modo de produção primitivo, que está praticamente extinto atualmente. Em experiências anarquistas ao longo da história as relações de poder também foram anuladas. Transcendendo o conceito tradicional abordado de política, além de relações jurídicas ou estatais, há a política do cotidiano. Roberto Freire trata em um de seus livros esse aspecto muito interessante.

    Ainda assim, por mais idealizada que seja a democracia, é um regime falho. É o melhor em nosso tempo, mas é falho. Na Grécia Antiga, a democracia era excludente. A eleição, o orgasmo do regime democrático, é limitada quase sempre ao seleto grupo dos peixes grandes políticos. Além disso, o que geralmente garante a vitória é o capital desprendido pelo candidato. Depois de eleitos, com honrosas exceções, há o jogo de influências e interesses nos recintos políticos. A democracia, da maneira romântica como conhecemos, abriga uma liberdade fajuta.

    ResponderEliminar