quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pequenos excertos da «A Ética da Autenticidade» de Taylor

“Pode ser importante que a minha vida seja escolhida, tal como John Stuart Mill sustentam «On Liberty», mas a não ser que algumas opções sejam mais significativas que outras, a própria ideia de livre escolha cai na trivialidade e, como tal, na incoerência. A livre escolha como ideal só tem sentido porque alguns temas são mais significativos que outros. [...] Deste modo, o ideal da livre escolha pressupõe outros critérios de sentido além do simples facto de escolher. Este ideal não se sustenta por si mesmo porque requer um horizonte de critérios importantes que ajudem a definir em que medida a autodeterminação é significativa” (Ed 70, pp. 52-53).

"Em poucas palavras, podemos dizer que a autenticidade (A) implica (1) criação e construção, assim como descoberta, (2) originalidade e frequentemente (3) oposição às regras da sociedade e, eventualmente, ao que entendemos por moral. Mas também é verdade, como vimos, que (B) requer (1) abertura a horizontes de sentido (porque, de outra forma, a criação perde o contexto que a pode salvar da insignificância) e (2) uma definição de si feita em diálogo. Tem de admitir-se que se produzam tensões entre estas exigências, mas é nefasto privilegiar, sem mais, umas em detrimento das outras, por exemplo (A) em detrimento de (B) ou vice-versa" (Ed 70, p. 75).

1 comentário:

  1. Caro Domingos Faria,

    Senti um leve gosto pela crítica de sua publicação, por que também estou escrevendo pouco desse pensamento em meu novo blog. Ele ainda está sendo atualizado porém, espero eu, que tenha artigos como este.

    Sobre sua publicação, seria melhor relacionar ela com alguns estudos de Weber e seu "caráter axiológico" ao se desenvolver um estudo, pois irão enriquecer sua crítica e seu poder de argumentação.

    Se caso quiser discutir um pouco sobre algumas ideias e ideias podemos conversar por e-mail.

    ds.antonioli@gmail.com

    Caso queira ver meu blog o link está abaixo

    http://idealismomundano.blogspot.com.br/


    Desejo-te sucesso!

    ResponderEliminar